top of page

Mídias

O melhor e mais funcional para sua cozinha


A cozinha é, sem dúvida, uma das partes mais frequentadas das residências. Costuma - também - ser a mais aconchegante, onde os mais próximos são chamados a estar, enquanto preparamos um cafezinho.

Mas ela não pode ser apenas aconchegante. Tem que ser funcional e bonita. Em tempos de espaços reduzidos e consumo crescente, manter uma cozinha neste patamar é mesmo um desafio.

Numa cozinha, conceitos de funcionalidade e beleza se unem a limpeza, organização, uso inteligente dos espaços, objetos e alimentos. Se a cozinha está lotada de coisas, além da poluição visual, a limpeza fica comprometida.

Se as despensa está transbordando de alimentos mal acondicionados, o desperdício é garantido. Em situações normais, ninguém precisa estocar 15 latas de leite condensado. Não estamos em guerra e os pontos de consumo nas grandes cidades, estão logo ali!

A desorganização gera desperdício de recursos, tais como dinheiro, tempo, espaço, energia. É assim que umas personal organizer otimiza seus preciosos recursos. Enquanto ela não chega à sua cozinha, vamos a algumas dicas?

As compras mensais ou quinzenais ainda são as mais econômicas porque diminuem, de imediato, a exposição do consumidor à variedade de produtos (muitas vezes desnecessários); diminuem idas e vindas no trânsito caótico; filas no caixa e tudo o mais. No entanto, produtos como hortifruti não duram o mês todo e precisam ser adquiridos em menor espaço de tempo. Então, como fazer?

A opção do delivery existe em alguns mercados e você poderá economizar um tempo precioso utilizando este recurso. O fato é que nem todos gostam de comprar alimentos desta forma e nem de pagar mais caro pela escolha.

Para os que preferem ir ao mercado, o ideal é preparar uma boa lista, de acordo com as estimativas das necessidades mensais ou quinzenais da família e, a cada período, fazer as adaptações a fim de obter a “sua lista”. Isso pode ser aplicado para todos os produtos. Cabe lembrar que o ideal é limpar as embalagens antes de serem guardadas, agrupá-las por categoria, enfileirá-las e fazê-lo por ordem de vencimento. Produtos de limpeza e alimentos, não devem ficar próximos. A despensa precisa ser revista antes de cada compra, para ajuste do estoque, evitando compras desnecessárias.

Para as compras de hortifruti, a geladeira e algum planejamento poderão ajudar. Quer ver? Escolher verduras e legumes com maior durabilidade, é a melhor opção. A acelga, por exemplo, dura mais que o alface. Para melhor aproveitamento desses alimentos, observe:

1) de acordo com o acondicionamento: o alface, se lavado, centrifugado e guardado em sacos plásticos, pode durar até 15 dias.

2) de acordo com a maturidade: o tomate pode ser comprado metade maduro e metade mais verde.

Agora, se precisar mesmo comprar hortifrutigranjeiros semanalmente, basta ir diretamente à seção, usar o caixa especial para poucas unidades, e pronto!

Em se tratando de cozinha, é ótimo ter apenas o necessário: um armário organizado e enxuto, ver tudo o que foi comprado sendo realmente consumido, e o espaço disponível, gerando a fluidez de energia, não é? Desperdício não está com nada!

Até a próxima!

www.ordenarte.com.br

Claudia Pilli Silva (Personal Organizer)

Tel.: 995.996.897 - 4306-1961

Outras Mídias
bottom of page