top of page

Mídias

Há limites para a organização?


Quando o assunto é limites, penso em fronteiras, em normalidade, ponto máximo e mínimo de um espaço ou de um momento.

Organização é uma atitude diária, contínua, sem nenhum prazo para término. É um processo que envolve tempo e escolhas. Você poderá usar parte de seu tempo organizando ou poderá gastá-lo procurando por objetos “semiperdidos”. Esta procura gera, muitas vezes, a sensação de frustração e de tempo desperdiçado. Quando organizamos a sensação é de limpeza e de renovação; a produtividade aumenta e o estresse diminui. Organizar é bom.

Quanto mais organizado, melhor?

A organização de um espaço é um estado mais ou menos duradouro, dependendo do grau de vida que nele existe. Se o espaço é habitado por um grande número de pessoas, a organização poderá ser menos duradoura. Neste sentido, a ordem absoluta poderia significar estagnação ou ausência de vida? Eu não estou propondo a desordem, uma vez que sou Personal Organizer e, para mim, organização é realmente importante - só penso em organização de uma forma menos estática e mais humanizada, como no trecho abaixo do poema de Carlos Drummond de Andrade, Casa Arrumada.

“Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela…

E reconhecer nela o seu lugar.”

No entanto, a ausência da organização é, no mínimo, paralisante e prejudicial à saúde. Muitas vezes a pessoa tem a percepção de falta de controle sobre as coisas e de certa forma, sobre alguns aspectos de sua vida, o que reduz a autoestima e gera o efeito paralisante. Um espaço demasiadamente desorganizado é também um lugar sujo e por isso, prejudicial à saúde.

Então, qual é o limite?

Você saberá quando a organização, ou sua falta, lhe trouxer mal-estar, perda de liberdade e de alguma forma, prejuízo à sua vida social. Há limite para a organização e este está relacionado ao nosso bem-estar e ao das pessoas com as quais convivemos.

Organiza-se.

Se precisar de auxílio, contrate uma Personal Organizer, mas seja feliz!

www.ordenarte.com.br

Claudia Pilli Silva (Personal Organizer)

Tel.: 995.996.897 - 4306-1961

Outras Mídias
bottom of page