• Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© 2017 | OrdenArte - Organiza com Arte

Mídias

Organização de Lavanderia: Vamos lavar a roupa suja?

 

 

Na matéria anterior, falamos sobre motivação para organizar e os primeiros passos, mas agora mãos à obra. Vamos organizar a casa toda, começando pela lavanderia.

 

A lavanderia é uma área destinada aos serviços, é um setor de transição constante entre o limpo e o sujo entre o molhado e seco, entre o amassado e o  passado. O trânsito intenso e característico do lugar, em atividade permanente, não permite que seja considerada a parte mais bonita de uma casa. Os varais com roupas penduradas revelam intimidades, nem sempre dignas de exposição, não é?

 

Sendo uma área de serviços, é importante que seja acompanhada de uma rotina. Organizar rotinas também é um trabalho de uma personal organizer. Normalmente este trabalho é feito sob medida para a família, mas aqui vou dar dicas gerais sobre dois processos, o de lavar e o de passar roupas.

 

Lavando a roupa suja

Para os pequenos espaços é importante ter um dia para lavar roupa de cama e outro para as toalhas de banho, além de ter um intervalo de dias entre elas, que garanta a secagem. Se quiser ver a casa sem as "bandeirolas" ou roupas penduradas no varal nos finais de semana, dias mais suscetíveis de recebermos visitas, também valerá à pena programar o último dia de lavagem para quinta-feira, por exemplo.

 

Uma coisa que recomendo é usar na máquina, aqueles saquinhos com zíper para evitar bolinhas, transferência de fiapos de uma peça para outra e o desgaste excessivo dos tecidos. É claro que a quantidade de sabão e amaciante precisa ser adequada. Ao pendurar a roupa no varal, pendure como se a preparasse para passar, bem posta e aberta. Algumas secam melhor em cabide, como as camisas. Isto, além de economizar espaço nos varais, torna o momento de passar, bem facilitado. Assim que as roupas deixarem o varal, cuide com carinho das dobras e guarde em local adequado para serem então passadas. Ao passar, você verá que valeu à pena o esforço até aqui, pois isto significará economia de energia elétrica, de produtos, de tempo e dos seus braços!

 

Passar roupas

É claro que montando uma rotina, devemos programar passar roupas, um ou dois dias após a lavagem. A forma que você estendeu a roupa no varal e que a guardou, assim como o uso adequado do amaciante, farão diferença nesta etapa. Um bom ferro e produtos facilitadores, poderão abreviar seu tempo em pé. Por falar nisto, já ouviu dizer que passar roupa emagrece? É que enquanto estamos em pé, movimentando os braços, queimamos calorias.

 

Bem, um objeto que costumo indicar nas casas que organizo é uma matriz para dobra de peças como camisetas. Esse objeto deve ficar próximo ao ferro de passar roupa porque é neste momento que é usado. As roupas ficam ótimas se dobradas do mesmo tamanho. Além de esteticamente mais bonito, otimiza espaço nos armários.

 

Conforme for passando, já vá dividindo as roupas em setores, de acordo com seu usuário e cômodo que ocupam na casa. Assim, quando terminar de passar, é só levar o monte direto ao lugar certo, de uma só vez.

 

São as pequenas ações no dia a dia, que quando somadas, fazem a diferença. O dia pode ficar mais produtivo.

 

Organize-se e seja feliz!

 

www.ordenarte.com.br

Claudia Pilli Silva (Personal Organizer)

Tel.: 9.9599-6897 - 4306-1961

Compartilhe no Facebook
Please reload

Outras Mídias

Mala superlegal

November 22, 2017

1/4
Please reload