top of page

Mídias

Sapatos: quantos ter? como guardá-los? como conservá-los?

Se mencionarmos apenas as mulheres, a resposta é relativa e difícil de ser respondida. O que também não é nada fácil, é organizar os sapatos nos armários.

O desafio está no consumo crescente x espaços cada vez mais reduzidos em nossos lares; nas formas de armazenamento x melhor ocupação dos espaços; na higienização diária x escassez de tempo. É resolvendo dilemas como estes, que uma personal organizer, poderá facilitar sua vida. Enquanto ela não chega em sua casa, vamos ver algumas dicas.

É claro que há exceções. Mas o consumo, o uso e os cuidados costumam variar de acordo com o sexo. Por exemplo: as mulheres costumam ter mais sapatos que os homens. Isso acarreta uso mais espaçado dos pares e influencia positivamente na higienização.

Então, qual a melhor forma de guardar sapatos?

Em lugar arejado, livre de umidade, em prateleiras e em caixas (se houver espaço) ou em sacos de TNT com visor plástico. Eles devem ser guardados limpos por cima e por baixo. Pensando na sua saúde e no olfato alheio, é bom não repetir o mesmo calçado por dias seguidos. Um em cima do outro deve ser evitado a qualquer custo. Primeiro, porque os de cima podem danificar os de baixo, depois porque, definitivamente, não é higiênico, não é bonito de ser visto, e inviável sua organização.

Guardar os pares todos com os bicos de frente para quem os vê e separá-los de acordo com algum critério (ou cor, ou tipo de uso, entre outros), facilita a escolha diária. Lembre-se desses critérios, também na hora de guardá-los.

Sapatos Femininos

O critério individual e particular que atenderá a cada uma, é o que definirá o tempo que seu armário permanecerá organizado. Sem critério, a organização não se sustentará. Aquele sapato de verniz, por exemplo, que você não consegue lembrar se usou nos últimos dois anos, precisa partir. Qualidade é melhor do que quantidade. Um sapato não precisa ter história, precisa ter utilidade.

Sapatos Masculinos

Sapatos não têm vida, mas também precisam “respirar”. Como os homens costumam ter menos sapatos, acabam repetindo mais os que têm, especialmente os que trabalham com traje social. Uma graxa e um bom sapateiro renovarão o calçado. Como dizem que se conhece um homem pelo cuidado que tem com seus sapatos, capriche. Cuidado especial para os amantes de tênis, que precisam ter mais de um para alterar. Um banho de sol ou produtos específicos à venda no mercado, são valiosos.

Não diretamente, mas ainda relacionado aos calçados, vale lembrar um detalhe importante: meia branca, só para práticas esportivas.

Se a vida anda a passos largos e o tempo está escasso para organização, dê um passo de cada vez e contrate uma personal organizer.

www.ordenarte.com.br

Claudia Pilli Silva (Personal Organizer)

Tel.: 995.996.897 - 4306-1961

Outras Mídias
bottom of page