top of page

Mídias

Veja como organizar sua geladeira da maneira certa


Muito mais do que manter tudo em ordem e facilitar a localização dos produtos, organizar sua geladeira é fundamental para manutenção da nossa saúde. Manter sua geladeira organizada é ainda sinônimo de economia de tempo e dinheiro, visto que você tem mais visibilidade dos alimentos e, assim, evitará o desperdício.

Descarte consciente

Antes de mais nada, o primeiro passo é realizar o descarte e uma correta higienização da geladeira. A personal organizer Roberta Ramos, explica que o momento ideal para limpar e organizar sua geladeira é quando ela está mais vazia, ou seja, geralmente antes de efetuar compras maiores.

Antes de mais nada, o primeiro passo é realizar o descarte e uma correta higienização da geladeira. A personal organizer Roberta Ramos, explica que o momento ideal para limpar e organizar sua geladeira é quando ela está mais vazia, ou seja, geralmente antes de efetuar compras maiores.

Economize

Na próxima ida ao supermercado, lembre-se de comprar somente o necessário para evitar o desperdício.

Higienizando a geladeira

Segundo Claudia Pilli, personal organizer da OrdenArte, “é importante ficar atento às recomendações do manual do produto. Antes de iniciar a limpeza, lembre-se de desligá-la da tomada”. Veja as recomendações da profissional para uma correta higienização:

Limpeza do interior

Utilize 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para um litro de água morna nas partes que não podem ser removidas. Para as partes removíveis, utilize água e detergente neutro. Não esqueça de limpar também tudo o que está dentro: vasilhas, potes, garrafas, etc.

Limpeza do exterior

Use um pano macio ou a parte macia da esponja com água e detergente neutro. Se a geladeira for de inox, utilize produtos específicos.

Limpeza dos produtos

Higienize os produtos antes de guardá-los na geladeira: lave embalagens de plástico e vidro. Os demais podem ser limpos com pano com álcool. Não umedeça embalagens que contenham papel, como as de leite. Jamais lave ovos e carnes, porém, efetue a troca das embalagens por uma limpa. Troque os plásticos de verduras, frutas e legumes ao voltar da feira ou supermercado.

Como organizar a geladeira

A organização dos alimentos dentro da geladeira é de fundamental importância para a conservação. Aproxime o mouse nas indicações abaixo e veja dicas das profissionais em organização de como armazenar cada tipo de alimento:

  • Freezer/Congelador: Alimentos que estragam com mais facilidade, como carnes e alimentos congelados.

  • Prateleiras superiores: Alimentos que necessitam de maior refrigeração - leite e seus derivados (queijos, manteiga, iogurtes, etc.) e carnes.

  • Prateleiras intermediárias: Alimentos já processados, doces e sobras de alimentos. Ovos devem ser armazenados nesta prateleira, dentro de recipientes com tampas.

  • Prateleiras inferiores: Legumes, frutas e alimentos para descongelamento.

  • Gavetas: Alimentos que necessitam de menos conservação, como verduras, legumes e frutas.

  • Porta: Ideal para colocar sucos, condimentos, chás, bebidas leves, refrigerantes, garrafas abertas, potes de molho e geleias.

10 dicas rápidas de organizadoras profissionais

  • Não guarde remédios e supercolas na geladeira;

  • Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos e papéis, pois isso dificulta a circulação do ar frio, prejudicando o funcionamento do aparelho;

  • Uma cesta com os artigos que vão diariamente à mesa no café da manhã pode economizar tempo e energia, pois evitará várias aberturas de porta para o mesmo fim;

  • Se tirar algo da embalagem original, use etiquetas para sinalizar o vencimento;

  • Para armazenar carne moída, por exemplo, separe a quantidade que costuma usar e passe um rolo de macarrão para achatar; isto facilitará o armazenamento e o descongelamento. Você encontra na internet tabela com prazos aconselhados para produtos congelados;

  • Guarde sobras de alimentos em vasilhas de vidro, pois são mais facilmente higienizadas;

  • A diferença entre a temperatura do interior da geladeira e o ambiente externo faz com que os alimentos fiquem úmidos e estraguem com mais facilidade. Então, abra o mínimo necessário a geladeira;

  • Alimentos com cheiro muito forte, como uma carne sendo marinada com alho, utilize plástico filme na embalagem de vidro e depois disso a tampa original;

  • Faça um cardápio semanal e compre apenas o necessário. Assim, evitará desperdício;

  • Para tirar odor da geladeira, compre no mercado produtos à base de carvão ou carbono puro microparticulado. Outra opção mais caseira é colocar meio copo de bicarbonato de sódio em um cantinho da geladeira e agitá-lo uma vez por semana. Depois, para deixar um aroma agradável, molhe um dos lados de uma haste de algodão (cotonete) em essência de baunilha (ou de sua preferência) e coloque na porta.Troque tudo uma vez por mês, quando limpar a geladeira.

Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

www.ordenarte.com.br

Claudia Pilli Silva (Personal Organizer)

Tel.: 9.9599-6897 - 4306-1961

Outras Mídias
bottom of page