top of page

Mídias

Como organizar a pia de sua cozinha


A pia, juntamente com o fogão/microondas e a geladeira, caracterizam a cozinha.

Na pia, transformamos o sujo em limpo. O seu espaço, incluindo ou não bancada, serve também para o preparo de alimentos. A química acontece transformando o cru em cozido, o frio em quente, o líquido em gasoso.

O que ter em cima da pia?

O mínimo possível para tornar o acesso mais fácil, porque você terá que limpar com frequência tudo o que lá estiver, porque poderá dar a sensação de poluição visual e porque diminuirá seu espaço disponível. O mínimo seria, ainda que temporariamente, um escorredor de louças, detergente/esponja.

O que ter embaixo da pia?

É claro que vai depender da disponibilidade de armários. Tudo o que fica temporariamente em cima, mas que você deseja guardar ao concluir a operação cozinhar. Ex.: Escorredor de pratos, detergente e esponja (seca), escovas, lixeirinha.

Produtos de limpeza e panos especificos da cozinha. É bom ter panos só para a cozinha.

Panelas e tábuas de corte (bem seca e de polipropileno ou bambú)

O que não ter embaixo da pia?

Nada que se altere com a umidade constante

Alimentos, incluindo os temperos. Inclusive, vinagre, depois de aberto fica muito bem na geladeira.

Coisas molhadas (esponja, tábuas de corte, panos, etc)

Lixeirinha

Use a de chão, com pedal. Se quiser ter alguma, opte pela de inox ou material de fácil limpeza, sem tampa. Pode ser até um baldinho de gelo de inox que ficará para esse fim. Coloque em uso, somente no momento de preparar o alimento. Se certifique de que o saquinho plástico não tem furos. Assim que acabar de cozinhar, tire tudo, lave, seque e guarde. O melhor é não tê-la em cima da pia em período integral.

Esponja

Troque de acordo com o uso em sua residência, mas troque. Em uma cozinha ativa, recomendo que a troca aconteça semanalmente.

Há quem tenha 2: uma para a louça mais engordurada (panelas e assadeiras) e outra para a louça mais delicada (copos, pratos e talheres). Há quem tenha uma para louça e outra para a limpeza da cozinha (pia, fogão, bancada).

O importante é manter a esponja limpa e seca a maior parte do tempo. Colocá-la ao final de cada operação, por um minuto no micro-ondas ajuda a eliminar as bactérias. Alguns suportes próprios para esponjas, permitem que sequem mais rapidamente.

Paninho de pia

Evite. Se quiser ter, use aqueles descartáveis, do tipo “perfex”, que pode ser usado durante o dia e descartado. De novo, vai depender do quanto sua cozinha é ativa.

Dê preferência ao rodinho porque é mais fácil de higienizar.

Se sua pia já está organizada, que tal preparar aquela receita especial?

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Outras Mídias
bottom of page