top of page

Mídias

Aproveite o fim de semana para dar uma geral na casa e colocar tudo em ordem


Zanone Fraissat/ Folhapress

Tirar o feriado para dar uma geral em casa requer planejamento e conhecer os próprios costumes.

O importante, segundo a organizadora pessoal Claudia Pilli, é listar todas as tarefas que precisam ser feitas, a fim de estabelecer metas realistas. “Se a pessoa não está acostumada a fazer isso, pode acabar desistindo no meio do dia”, diz.

A complexidade determina o tempo que faxina vai levar. A dica, nesse caso, é priorizar a arrumação da cozinha e banheiros, que são cômodos centrais e sujam mais facilmente, e de pontos que incomodam, desde uma gaveta desorganizada até o guarda-roupas, por exemplo.

Como organizar o armário

Outra tática é pensar no tempo que deseja gastar nessas atividades; se há o limite de quatro horas, enxugue a lista de afazeres para as prioridades e, se terminar antes, escolha outras tarefas.

Começar com a cama arrumada, louça lavada e todo o lixo descartado tende a melhorar o humor e evitar estresse, afirma Pilli. Essas tarefas fazem parte da rotina diária de limpeza, que ajuda a evitar perder o controle em períodos mais drásticos.

Pelo menos uma vez por semana, o morador deve trocar roupas de cama, toalhas de banho e esponja da cozinha, além de lavar o box do banheiro, vaso sanitário e fogão. A geladeira deve ser limpada a cada 15 dias, em média.

A primeira etapa é a organização. Pendure as roupas limpas e separe as sujas, organize os objetos em cima de mesas, bancadas e armários, e descarte o que for necessário, para visualizar a sujeira dos ambientes.

Como organizar a geladeira

Depois, vá para a limpeza. De acordo com a organizadora, é melhor fazer de cima para baixo: tire o pó de prateleiras e móveis altos, passe o aspirador e finalize passando pano úmido no chão e móveis.

Para otimizar o processo, faça cada uma das etapas em todos os cômodos de uma só vez. A troca frequente dos materiais pode consumir um tempo desnecessário no dia. Aproveite também para montar um cesto com produtos de limpeza que podem ser usados nestes ambientes, também para poupar visitas frequentes à lavanderia.

Algumas atividades também podem ser coordenadas. Enquanto estiver limpando a cozinha, por exemplo, pode-se colocar roupas para lavar na máquina.

Pilli ainda ressalta que vale se programar para manter a rotina nos finais de semana seguintes. “As menores das organizações podem estimular a continuar o trabalho em outras partes da casa”, diz.

Confira a publicação na íntegra no site da Folha de São Paulo: https://bit.ly/2RExwf7

Outras Mídias
bottom of page