top of page

Mídias

O guia completo para organizar um chá de casa nova inesquecível

Descubra qual é o passo a passo para realizar um chá de casa nova, evento que apresenta o imóvel dos recém-casados para amigos e familiares.

Uma das primeiras coisas que os casais pensam em fazer em seu apartamento após a entrega das chaves é o chá de casa nova. Também chamado de open house, é apenas um motivo para reunir amigos e familiares e mostrar o mais novo lar.

O melhor é que, para garantir o sucesso da festa, não é necessário muito esforço. Boa comida, bebida gelada e papo descontraído são suficientes.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

O que é um chá de casa nova?

A ideia por trás do chá de casa nova é simplesmente apresentar o imóvel para amigos e familiares. “É um evento para celebrar o momento da conquista”, explica a personal organizer Claudia Pilli.

Geralmente, o encontro é realizado quando os pombinhos retornam da lua-de-mel. Porém, caso os noivos não estejam com a casa completa após a viagem, é possível adiar a reunião um pouquinho para quando o lar estiver pronto para visitas.

Passo a passo para organizar um open house inesquecível

A organização do chá de casa nova é bem parecida com a do chá de panela, chá bar, chá de lingerie.

Isso significa que será necessário pensar em vários detalhes, que vão de convidados até lembrancinhas. Para sair tudo perfeito, o ideal é que você e seu amado se juntem para cumprir os cinco passos essenciais.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

1. Quem convidar para o evento?

O chá de casa nova não pode ser encarado como uma segunda festa de casamento. Aqui, a ideia é apenas convidar os mais próximos. “Liste as pessoas mais importantes e, depois, selecione o número que couber dentro do imóvel”, comenta Claudia.

Caso você tenha muitas pessoas para convidar e pouco espaço, uma boa ideia é dividir a recepção. Por exemplo, em um dia você convida amigos; no outro, a família.

Em relação ao melhor dia para realizar o open house, Juliana Prétola, wedding planner na L’Altare Assessoria, aponta que é mais comum marcar aos finais de semana. “O horário vai depender da proposta do evento, se é brunch, almoço, lanche da tarde ou jantar”, completa a especialista.

O convite para o evento pode ser feito de forma bem informal, assim como é sua proposta. Até está liberado avisar pela internet. Porém, também dá para usar o computador e fazer um convite para chá de casa nova para imprimir. Independentemente do modelo, você não pode esquecer de colocar informações básicas, como dia, horário e endereço.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

2. A escolha da temática

Como a ideia do chá de casa nova é justamente apresentar o imóvel, não há necessidade de decorá-lo para recepcionar os convidados. Mas uma boa saída é escolher um tema. “Além de ser divertido, um evento temático pode facilitar a vida do organizador, traçando a linha de todo o resto, como cardápio e lembrancinhas”, diz Claudia.

Na hora de escolher o tema, é legal pegar algo que você e seu amado possuam em comum e explorá-lo. “Por exemplo, se os noivos têm barco ou mergulham, um cardápio japonês é uma opção legal. E você ainda pode dar de lembrancinha um kit para duas pessoas com hashis e molheira para shoyu”, revela Juliana.

Outra ideia interessante é trazer o conceito de boteco para dentro de casa. Além de servir comidinhas deliciosas, se o seu amado curtir fazer cerveja artesanal, é a deixa para dá-la como lembrancinha.

Dentro do contexto, você ainda pode realizar uma festa mexicana, geek ou até a noite do karaokê.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

3. Chá de casa nova: o que servir?

O cardápio do chá de casa nova vai de acordo com o horário e a temática da festa escolhidos. Mas independentemente do que vocês optaram, é melhor apostar em quitutes fáceis de comer. “Canapé e finger food, por exemplo, podem ser ótimas opções porque dispensam talheres e pratos”, ressalta Claudia.

Mesa de frios e antepastos, coquetel com salgados quentes, e queijos e vinhos também podem ser opções interessantes para o menu do dia.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

4. Lista de presentes: incluir ou não?

Mesmo após o chá de casamento, pode ser que alguns itens essenciais para montar a casa nova ainda estejam faltando. Por isso, não é deselegante anexar uma lista de presentes no convite do evento.

Na hora de preparar a relação, saiba que ela é bem parecida com a lista de chá de cozinha completa. Isso significa que são presentes mais simples e de preços acessíveis. “O ideal é colocar itens de valores variados para deixar que o convidado decida o quanto pode gastar”, afirma Claudia.

Entre os produtos que podem ser adicionados à lista de chá de casa nova estão: abridor de latas, jogo americano, chaleira, espremedor, saca-rolhas, porta-condimentos, e pano de prato. O ideal é que os itens não ultrapassem o preço de R$ 80.

Vale ressaltar ainda que a lista é opcional. Caso não se sinta confortável é possível dispensá-la. “Até mesmo sem a relação pode ser que os próprios convidados se sintam à vontade para dar presentes que eles também usufruirão, como garrafa de vinho, kit cerveja e kit churrasco”, conta Juliana.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

5. Lembrancinha para os convidados

É sempre de bom tom agradecer os convidados que tiraram um tempinho para comparecer ao evento. Ainda mais se você incluiu uma lista de presentes no convite.

Aqui, assim como qualquer lembrancinha, a ideia é que o mimo tenha uma conexão com o evento e os anfitriões. “Ele sempre deve ser útil também, evitando que as pessoas descartem após o encontro”, alerta Claudia.

Segundo Juliana, quando o assunto é chá de casa nova, as lembrancinhas que estão em alta são: plantinhas suculentas, cerveja artesanal, minigarrafa de vinho com bottle bag personalizada e mini kit de temperos frescos. “Itens para a casa também são legais porque não fogem do tema”, aponta a wedding planner.

Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest

Tradição que vai além dos recém-casados

Embora o chá de casa nova seja mais comum de ser realizado após uma festa de casamento, não significa que ele não possa ser usado em outras situações de novo lar. Casais que decidiram juntar as escovas ou solteiros que saíram da saia da mãe também podem fazer o evento.

O passo a passo para estes casos será praticamente igual. O que pode mudar é a relação de presentes. Isso porque em um chá de casa nova para solteira, a lista será mais extensa, já que ela está começando sozinha e do zero a jornada.

Confira a publicação na íntegra no site da Revista iCasei: https://revista.icasei.com.br/cha-de-casa-nova/

Outras Mídias
bottom of page